A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social, comprometidos com as causas sociais realizaram no dia 03 de agosto no CSU – Centro Social Urbano, a 4ª Conferência Municipal de Assistência Social de Pindobaçu, que teve como objetivo geral, Avaliar e propor Diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadoresres e da qualificação dos serviços programas, projetos e benefícios no âmbito Municipal, Estadual e Nacional.
inscrição dos delegados
O público presente totalizou o número de 297 participantes, dentre eles: gestores, vereadores, profissionais da área de assistência social, técnicos da educação e saúde, crianças e adolescentes do PETI e PROJOVEM, Conselho Tutelar, Conselheiros do Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes e do Conselho Municipal de Assistência Social, estudantes de Faculdades de Serviço Social (UNOPAR, UNIP, UNIDERP) e Pedagogia (UNEB), além de usuários dos programas e benefícios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Crianças do PETI registrando a presença
A mesa foi composta pelo Chefe de Gabinete, Pedro Batista que neste ato representou o prefeito municipal Dr Hélio Palmeira,por o mesmo encontrar-se em reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Carlos Brasileiro, a Secretária Municipal de Assistência Social Rosemary Coelho Palmeira, Secretário de Educação Williams Sidney dos Santos, representante do Secretário de Saúde Leandro Ferreira, representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES) Celeste Vianna, vereadora Joselita Coelho , representante dos usuários do SUAS a Srª Maria da Silva, Conselheiro representante da Sociedade Civil Sr Cosme Benedito e da presidente do CMAS, Maria de Fátima Jatobá Maia.
Presidente do CMAS Maria de Fátima Jatobá Maia
A presidente do CMAS, Maria de Fátima Jatobá deu por aberta a Conferência dando boas vindas à mesa e a todos os presentes, em especial aos conselheiros, ressaltando a importância da participação de todos na 4ª Conferência Municipal da Assistência Social e nos trabalhos em grupo.
Secretária de Assistência Social Srª Rosemary Coelho Palmeira
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil .
Com o tema “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores”. foi dado início a parte técnica da Conferência, com a palestra Magna feita pela representante da SEDES, Celeste Vianna Coordenadora de Gestão do SUAS. Foi um momento especial, onde a técnica oportunizou através da sua brilhante explanação da Política de Assistência Social, garantindo aos participantes conhecimentos do avanço da Política de Assistência Social e dos programas existentes, com destaque ao Plano Brasil Sem Miséria, ressaltando que, hoje o cidadão não é só um receptor, mas também tem a contribuir, para efetivação da política.
Celeste Vianna fazendo a explanação da Palestra Magna
Após explanação da Srª Celeste, houve debate com esclarecimentos e diversas informações sobre a Política da Assistência Social.
Logo após foi servido almoço para todos os participantes e
retorno com apresentação cultural do
“Grupo de Arte Aplausos”,
com a pequena peça teatral
Raimundos.
Apresentação Cultural
Em seguida os facilitadores fizeram a explanação dos 4 eixos temáticos sendo:
Eixo 1 - Estratégias para Estruturação da Gestão do Trabalho no SUAS
Facilitadora :
Tamara Almeida – Assistente Social (SEMAS)
Eixo 2 - Reordenamento e Qualificação dos Serviços Socioassistenciais
Facilitadora:
Michelle de Almeida - Assistente Social (CREAS)
Eixo 3 - Fortalecimento da Participação e do Controle Social
Facilitador :
Álvaro Oliver – Assessoria e Soluções Gerenciais
Eixo 4 - A Centralidade SUAS na Erradicação da Axtrema Pobreza no Brasil
Facilitadora:
Deuzilene Medrado Rocha - Assistente Social (CRAS)
Após a divisão dos grupos por eixo, os participantes iniciaram os trabalhos e os resultados foram apresentados a plenária para aprovação, sendo sugeridas algumas modificações no texto que foram feitas, tendo sua aprovação por unanimidade.
Ao final da Conferência foram eleitos os delegados que irão representar o município de Pindobaçu na 8ª Conferência Estadual de Assistência Social, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de outubro, em Salvador.
Presidente do CMAS com os Delegados eleitos
Foram eleitos os seguintes delegados:
*Representantes do Poder Público
Titular :
Tamara Almeida Souza – Secretaria Municipal de Assistência Social
Suplente :
Viviane Olimpio – Secretaria Municipal de Saúde
*Representantes da Sociedade Civil
Titular :
Raimundo Alves – Associação Desportiva Clube dos Trinta
Suplente
: Maria das Neves Oliveira Cruz – Associação Feminina Guardiãs da Amizade
Para encerrar a Conferência, os Adolescentes do PROJOVEM das localidades de Lutanda e Laginha presentearam os participantes com uma belíssima apresentação cultural
“Roda de São Gonçalo”
É o Governo
NOSSA TERRA, NOSSO ORGULHO
efetivando a participação Social
Rosemary Coelho Palmeira
Secretária Municipal de Assistência Social