Seguidores

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

1ª Reunião da REDE Socioassistencial do municipio de Pindobaçu


  A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Coordenação do Centro de Referência de Assistência Social -CRAS , realizou no dia 09 de agosto, a 
1ª Reunião da Rede Socioassistencial do Município de Pindobaçu.
Esta reunião foi marcada com intuito de discutir e aprofundar o conhecimento em relação ao
Trabalho em Rede
possibilitando um momento de troca de experiências, em relação ao trabalho socioassistencial na busca de oferecer um atendimento de qualidade aos usuários dos serviços.

Participaram dessa reunião técnicos da 
SEMAS - Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, 
Conselho Tutelar, 
CAPS - Centro de Atenção Psicossocial e 
PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

A reunião foi um momento de reflexão entre os profissionais , abordando a relevância do trabalho em rede, o seu processo de formação e o grau de articulação nas localidades em que atuam, com apresentação de casos que necessitam do trabalho de toda a redesocioassistencial.

Todos os técnicos sugeriram que essa reunião acontecesse mensalmente para apresentação de dificuldades e trocas de experiências, na perspectiva de aprimorar o atendimento. Ficando a próxima reunião agendada para o dia 01 de setembro, onde na oportunidade também ficou decidido convocar a presença das presidentes do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social e Coordenação do Grupo de Convivência Casa do Lago.



Essa é meta do Governo
  Nossa Terra, Nosso Orgulho 
 ter uma rede sociaiassistencial 
fortalecida e comprometida 
com os direitos de todos os usuários!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PINDOBAÇU REALIZA COM SUCESSO A 4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social, comprometidos com as causas sociais realizaram no dia 03 de agosto no CSU – Centro Social Urbano, a 4ª Conferência Municipal de Assistência Social de Pindobaçu, que teve como objetivo geral, Avaliar e propor Diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadoresres e da qualificação dos serviços programas, projetos e benefícios no âmbito Municipal, Estadual e Nacional.



inscrição dos delegados

O público presente totalizou o número de 297 participantes, dentre eles: gestores, vereadores, profissionais da área de assistência social, técnicos da educação e saúde, crianças e adolescentes do PETI e PROJOVEM, Conselho Tutelar, Conselheiros do Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes e do Conselho Municipal de Assistência Social, estudantes de Faculdades de Serviço Social (UNOPAR, UNIP, UNIDERP) e Pedagogia (UNEB), além de usuários dos programas e benefícios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
                                                                       credenciamento



                                                     Crianças do PETI registrando a presença

A mesa foi composta pelo Chefe de Gabinete, Pedro Batista que neste ato representou o prefeito municipal Dr Hélio Palmeira,por o mesmo encontrar-se em reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Carlos Brasileiro, a Secretária Municipal de Assistência Social Rosemary Coelho Palmeira, Secretário de Educação Williams Sidney dos Santos, representante do Secretário de Saúde Leandro Ferreira, representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES) Celeste Vianna,  vereadora Joselita Coelho , representante dos usuários do SUAS a Srª Maria da Silva, Conselheiro representante da Sociedade Civil Sr Cosme Benedito e da presidente do CMAS, Maria de Fátima Jatobá Maia.



                                             Presidente do CMAS Maria de Fátima Jatobá Maia

A presidente do CMAS, Maria de Fátima Jatobá deu por aberta a Conferência dando boas vindas à mesa e a todos os presentes, em especial aos conselheiros, ressaltando a importância da participação de todos na 4ª Conferência Municipal da Assistência Social e nos trabalhos em grupo.
                     Secretária de Assistência Social  Srª Rosemary Coelho Palmeira
 

Dando continuidade à abertura da Conferência, a Secretária Executiva dos Conselhos a Srª Nelmací Soares de Souza, fez a leitura do Regimento Interno da 4ª Conferência Municipal de Assistência Social para aprovação da Plenária. 


 Em seguida houve a apresentação cultural 
“Dança do Corta Cana” 
do Grupo Quilombola do Povoado de Fumaça,
                       com crianças beneficiárias do PETI
              Programa de Erradicação do Trabalho Infantil .






Com o tema “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores”. foi dado início a parte técnica da Conferência, com a palestra Magna feita pela representante da SEDES, Celeste Vianna Coordenadora de Gestão do SUAS. Foi um momento especial, onde a técnica oportunizou através da sua brilhante explanação da Política de Assistência Social, garantindo aos participantes conhecimentos do avanço da Política de Assistência Social e dos programas existentes, com destaque ao Plano Brasil Sem Miséria, ressaltando que, hoje o cidadão não é só um receptor, mas também tem a contribuir, para efetivação da política.

                                      Celeste Vianna fazendo a explanação da Palestra Magna

Após explanação da Srª Celeste, houve debate com esclarecimentos e diversas informações sobre a Política da Assistência Social.

Logo após foi servido almoço para todos os participantes e 
retorno com apresentação cultural do 
“Grupo de Arte Aplausos”
com a pequena peça teatral
Raimundos.

 




                                                          Apresentação Cultural

Em seguida os facilitadores fizeram a explanação dos 4 eixos temáticos sendo:

Eixo 1 - Estratégias para Estruturação da Gestão do Trabalho no SUAS
              Facilitadora : Tamara Almeida – Assistente Social (SEMAS)

Eixo 2 - Reordenamento e Qualificação dos Serviços Socioassistenciais
              Facilitadora: Michelle de Almeida - Assistente Social (CREAS)

Eixo 3 - Fortalecimento da Participação e do Controle Social
              Facilitador : Álvaro Oliver – Assessoria e Soluções Gerenciais

Eixo 4 - A Centralidade SUAS na Erradicação da Axtrema Pobreza no Brasil
              Facilitadora: Deuzilene Medrado Rocha  - Assistente Social (CRAS)

Após a divisão dos grupos por eixo, os participantes iniciaram os trabalhos e os resultados foram apresentados a plenária para aprovação, sendo sugeridas algumas modificações no texto que foram feitas, tendo sua aprovação por unanimidade.
 


Ao final da Conferência foram eleitos os delegados que irão representar o município de Pindobaçu na 8ª Conferência Estadual de Assistência Social, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de outubro, em Salvador.
                                         Presidente do CMAS com os Delegados eleitos
Foram eleitos os seguintes delegados:
*Representantes do Poder Público
    Titular : Tamara Almeida Souza – Secretaria Municipal de Assistência Social
   Suplente : Viviane Olimpio – Secretaria Municipal de Saúde

*Representantes da Sociedade Civil
    Titular : Raimundo Alves – Associação Desportiva Clube dos Trinta
    Suplente : Maria das Neves Oliveira Cruz – Associação Feminina Guardiãs da Amizade


Para encerrar a Conferência, os Adolescentes do PROJOVEM das localidades de Lutanda e Laginha presentearam os participantes com uma belíssima apresentação cultural 
“Roda de São Gonçalo” 








É o Governo 
NOSSA TERRA, NOSSO ORGULHO 
efetivando a participação Social




 Rosemary Coelho Palmeira
Secretária Municipal de Assistência Social





quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Na manha do dia 03 de agosto, o Prefeito Hélio Palmeira, juntamente com Prefeitos, secretários e assistentes sociais de cerca de quarenta cidades baianas estiveram reunidos com o secretário de Desenvolvimento Social, Carlos Brasileiro.


 



O secretário Carlos Brasileiro destacou a aproximação dos municípios no fortalecimento das ações do Governo do Estado.



Segundo ele, a presença dos prefeitos o se representantes na sedes é um grande manifestação para a indicação de um norte para as ações integradas, efetivas e sustentáveis. Brasileiro anunciou que audiências com integrantes da Sedes deverão ser agendadas para o interior, como forma de levar in loco as informações para os municípios. “Vamos territorializar as informações, promover o debate e aproximar cada vez mais os municípios com o Estado”, frisou o secretário.



Na oportunidade os gestores e técnicos conheceram os projetos e programas da área social, que podem ser desenvolvidos nos municípios.



Os participantes receberam orientações sobre as formas de adesão e quais os públicos alvos de cada projeto.



As superintendestes de Inclusão Alimentar, Elane Ferraz, e de Assistência Social, Ângela Gonçalves, fizeram esclarecimentos em relação aos programas Semeando Renda, Pescando Renda, Cisternas, Leite Fome Zero, Programa de Aquisição de Alimentos(PAA), Jovens Baianos/Trilha, CREAS, CRAS, entre outros.



Elane Ferraz destacou a importância da parceria entre municípios e o Estado. Para a superintendente, os municípios são os responsáveis em apontar as prioridades das ações que venham melhorar a condição de vida de seus munícipes.



A chefe de gabinete da Sedes, Mara Moraes, através de indicadores, fez um levantamento do cenário da pobreza na Bahia. Ressaltando também a participação dos municípios no processo de construção da promoção do desenvolvimento social, Mara falou da importância de gestores municipais conhecerem as áreas de atuação da Sedes. “Os municípios precisam saber que proteção e promoção social são possíveis através dos programas oferecidos pela Sedes”.

Fonte: www.sedes.ba.gov.br/noticia/prefeitos-conhecem-programas-sociais-da-sedes




É o Governo Nossa Terra, Nosso Orgulho, firmando o fortalecimento e compromisso da parceria do Estado e Município, na busca de grandes realizações.