Seguidores

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Idosos em Destaque no Território Piemonte Norte do Itapicuru

Aconteceu nos dias 08 e 09 de junho na Câmara Municipal de Vereadores de Senhor do Bonfim, a 3ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa do Território Piemonte Norte do Itapicuru com o tema:                       “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”.

O objetivo de toda esta discussão, é proporcionar às pessoas idosas mais qualidade de vida e informar sobre todos os direitos que são garantidos em lei.

A organização e desenvolvimento da 3ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa foi realizada pela Comissão Organizadora, composta por representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social dos municípios de Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo e Senhor do Bonfim.

O evento contou com a palestra Magna com o  Representante do Conselho Estadual do Idoso, o Sociólogo e Gerontólogo José Leôncio Rodrigues de Brito.

Durante todas as palestras foi tratado o termo Intergeracional "interação entre gerações" - A palavra intergeracional significa no sentido positivo,a convivência plena com todas as fases da vida (infancia, juventude, adultez e velhice), o que faz nos reconhecermos e nos identificarmos de alguma forma com cada fase da vida.


Estiveram presentes na Conferência 22 participantes de Pindobaçu, dentre eles representantes da Sociedade Civil e poder Público dos seguintes segmentos: Igreja Católica, Associação Feminina Guardiãs da Amizade, Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Educação e Saúde, coordenadora e Idosos do Centro de Convivência “Casa do Lago”, técnicos do CRAS, CREAS.

A conferência abordou vários subtemas relacionados aos direitos das pessoas idosas, como:

 Envelhecimento e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais;

 Pessoa idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos;

 Fortalecimento e integração dos Conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos;

 Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir; exigir para incluir; fiscalizar.


Em seguida foram formados 4 grupos de trabalhos, todos os grupos com representação de Pindobaçu. No final foram apresentadas as propostas dos grupos na plenária.

O próximo passo é a elaboração de um relatório para ser encaminhado aos municípios participantes e ao Conselho Estadual do Idoso, para avaliação das propostas na Conferência Estadual, que acontecera em Salvado em Julho. Nesta conferência, foram escolhidos novos delegados, que deverão participar da conferência estadual e posteriormente nacional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário