O público presente totalizou o número de 140 participantes, dentre eles: gestores, vereadores, profissionais da área de assistência social, técnicos de educação, professores, estudantes, crianças, adolescentes do Projovem, Conselheiros do Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes e Conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social.
Os Adolescente do PROJOVEM recepcionaram e orientam os participantes no credenciamento para o preenchimento da ficha de inscrição individual e a escolha do eixo temático para o trabalho de grupo, entregando uma pasta contendo lápis, bloco de anotações e a programação.
A abertura da Conferência foi às 9:00 h, tendo como Mestres de Cerimônia os Jovens Aízia Salvador e Madson da Silva Reis, que fazem parte do PROVOVEM Adolescente da sede do município, convidando os presentes para entoar o Hino ao 02 de julho.
Logo após a Srtª Marilene Jacira Farias, conduziu a Dinâmica da bexiga “Vamos estourar nossos problemas”, que possibilitou que todos os presentes refletissem sobre a problemática da juventude sócio-político e econômico.
A leitura do Regimento Interno da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, foi feita em forma de jogral por 6 adolescentes dos coletivos do PROJOVEM, que foi aprovado por unanimidade.
A Palestra Magna foi proferida pela representante da Pastoral da Terra da Diocese de Senhor do Bonfim Maria Aparecida de Jesus, com o tema: “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”.
Logo após a explanação da Srª Maria Aparecida todos os participantes foram convidados a assistir um vídeo com “Expressões da Juventude” com jovens do município de Pindobaçu.
Em seguida passamos para a explanação dos 5 eixos temáticos da Conferência, com os seguintes temas e facilitadores:
o Eixo I: “Direito ao Desenvolvimento Integral “
Palestrantes: Claudenir de Oliveira – Diretor do Colégio Municipal Rômulo Galvão e Evaneide Morais Amorim – Coordenadora.
o Eixo II: “Direito ao Território”
Palestrante: Maria Bêtania Borges – Professora e Licenciada em História.
o Eixo III: “Direito à Experimentação e qualidade de vida”
Palestrantes: Ana Paula Leite – Nutricionista e Gilvan Andrade – Membro do CMDCA.
o Eixo IV: “Direito à diversidade e à vida segura”
Palestrante: Keila Soraia B. Gomes – Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
o Eixo V: “Direito à participação”
Palestrante: Maria Aparecida de Jesus – Representante Da Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Senhor do Bonfim.
Ao retornarem foram agraciados com uma pequena brincadeira das Adolescentes do PROJOVEM com a “Dança da Formiga”, onde foram aplaudidos por todos os presentes.
A Secretaria Municipal de Assistência Social ofereceu almoço a todos os participantes, visando potencializar e otimizar o tempo dos trabalhos e também para que a Conferência fosse um momento de confraternização e de maior convivência entre os presentes.
O retorno do almoço deu-se às 13:30 horas, com apresentação dos adolescentes do PROJOVEM, com uma Poesia “Conferência de Juventude o que é?.”
Após a discussão nos grupos, os resultados dos trabalhos foram apresentados a Plenária para aprovação, cada grupo com um jovem relator que expuseram claramente o que foi proposto pelos participantes de cada grupo, considerando a realidade do município de Pindobaçu.
Após as apresentações dos trabalhos de grupo, deu-se inicio ao processo de escolha dos delegados:
Conferência Territorial de Políticas Públicas de Juventude, onde foram escolhidos 12 Titulares e 2 Suplentes.
Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, um representante Títular.
Finalizando todos os participantes foram convidados para um lanche de confraternização, o evento foi encerrado com uma Boate.
Rosemary Coelho Palmeira
Secretária Mun. de Assistência Social
É o Governo Nossa Terra, Nosso Orgulho, firmando e fortalecimento o compromisso com os jovens do nosso município